Terapia nutricional para o paciente idoso com câncer
Publicado em 27 de maio de 2025.
Entre os principais objetivos da terapia nutricional para o idoso oncológico destacam-se:
Prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional;
Investigar a relação da ingestão alimentar com alterações metabólicas provocadas pelo tumor ou da própria condição de senilidade;
Detectar precocemente alterações nutricionais para conduta mais efetiva e melhorar qualidade de vida.
A detecção precoce das alterações nutricionais possibilita a intervenção em momento oportuno e o sucesso da terapêutica empregada está diretamente relacionada ao estado nutricional do idoso oncológico.
A escolha de instrumentos adequados para a avaliação nutricional do paciente oncológico idoso é fundamental para a definição de condutas nutricionais apropriadas, com o objetivo de prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional.
A assistência nutricional envolve muitas etapas durante todo o processo da doença, como triagem, avaliação nutricional, conduta e monitoramento nutricional e deve ser individualizada.
As ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS em idosos oncológicos deverão ser de acordo com as necessidades nutricionais (priorizando a via oral), a fim de garantir um melhor aporte calórico e proteico (aumento da densidade calórica) e minimizar os sintomas que interferem na aceitação alimentar como náuseas, disfagia, mucosite, diarreia, xerostomia… decorrentes do próprio tumor e do tratamento antineoplásico.
FONTE: Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento - Braspen, 2019.