Qual a importância do cuidado nutricional no idoso?
Publicado dia 27 de fevereiro de 2025.
A população idosa é heterogênea apresentando necessidades de cuidados individualizados.
O processo de envelhecimento traz consigo modificações fisiológicas, tais como alterações no paladar, olfato, menor motilidade e menor secreção gástrica, polimedicação, modificações da composição corporal, entre outras… que podem contribuir para uma ingestão e absorção insuficiente tanto de calorias quanto de nutrientes específicos, com isso, frequentemente as pessoas idosas estão em risco de desnutrição.
A desnutrição e a desidratação são comuns em pessoas idosas, mas a obesidade também é um problema crescente nessa faixa etária. Além disso, uma nutrição inadequada contribui para a progressão de várias doenças e é também considerada como um importante fator contribuinte para a etiologia da sarcopenia e da síndrome da fragilidade.
Assim, a TERAPIA NUTRICIONAL, cujo objetivo é fornecer quantidades adequadas de calorias, proteínas, micronutrientes e líquidos, mantendo ou melhorando o estado nutricional, se torna essencial durante o processo de envelhecimento e deve ser orientada de forma individualizada por meio de intervenções integradas que assegurem o cuidado às doenças crônicas, mas também fortaleçam um envelhecimento saudável e ativo.
FONTE: Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento - Braspen, 2019.